Um rumor chamado SteamBox

Há anos a Steam traz alegria aos gamers da plataforma PC. Suas promoções nos levam a gastar aos tubos. A Valve sempre se mostrou interessada em manter sua plataforma em constante evolução. Graças ao bom que não temos o típico pessoal do mimimi pra reclamar das mudanças do Steam, como vemos fazendo com as mudanças do Google ou Facebook.

Chegando ao ponto que interessa, o pessoal do Joystiq já havia noticiado que a Valve estaria flertando com o universo dos consoles. Não desenvolvendo jogos como antes, mas sim criando a sua própria plataforma. Isso ocorreu em Março deste ano. Agora, o Engadget descobriu uma vaga para um experiente engenheiro eletrônico, com a descrição de “preparar aos consumidores uma nova experiência em jogos”. Pela descrição, o cara realmente precisa estar apto para a criação de dispositivos do 0 (zero). Sejam eles controles ou até mesmos consoles!

Certeza sobre o que vai sair disso ainda não temos, mas só de haver a possibilidade, podemos analisar os impactos disto. Imagina você tendo a possibilidade de adquirir pelo preço de um Xbox um dispositivo que te permita rodar a grande maioria dos jogos que você já possui no Steam. Seria simplesmente fantástico para as pessoas que não dispõem de um computador próprio para jogos. Quem não ficaria feliz com a iniciativa seriam a Microsoft e Sony, uma vez que já têm de se deparar com uma mudança no cenário atual, aonde as pessoas foram surpreendidas pela proposta do Wii e com a guerra dos dispositivos móveis, mais e mais pessoas jogam nessas plataformas. Com um novo competidor em campo, essas 2 empresas terão de suar um pouco.

Eu não citei a Nintendo, porque eu não acredito que a Valve desenvolva algo seguindo o estilo Nintendo, priorizando a experiência. Acredito que ela fará algo intermediário. Algo que possibilite à uma hardcore gamer usar um dispositivo similar à uma mouse e um teclado. Digo similar porque não creio que joysticks resolvam os problemas da Valve, afinal, muitos dos jogos do catálogo são feitos para PC (teclado + mouse). A Nintendo conseguiu se isolar em uma bolha. Um terrenos aonde Microsoft e Sony tentam pisar. A Sony parece ter desistido por agora. Enquanto que a Microsoft vêm investindo agressivamente em marketing para atrair mais e mais adeptos.

Claro que as plataformas móveis, que citei anteriormente, não causam diretamente perda de consumidores de consoles caseiros, mas com certeza é possível que em um futuro não muito distante, as pessoas irão optar por jogar nos celulares pela praticidade, uma vez que consoles tradicionais requerem uma TV e dentro de uma casa habitada por muitas pessoas, a disputa por ela, a TV, é sempre grande. E claro que para essa troca ocorrer, seria necessário uma geração tão potente quanto os consoles da atual geração.

Pelo nome, somos levados a acreditar que se trata de um dispositivo para plugar na TV.

O futuro é incerto e esse projeto da Valve pode nem ser um console, mas fiz questão de fazer esse texto para ver o que vocês acham. Gostaram? Gostariam de ver mais textos desse tipo?

fonte: Joystiq, The Verge, Engadget

Anúncios

2 Responses to “Um rumor chamado SteamBox”


  1. 1 Alexander 13/04/2012 às 16:03

    Gostei muito, principalmente pelo fato de eu ter conhecido (e passado a acompanhar o blog) pelos textos que eram escritos, já que nao costumo ver videos aqui no trabalho hehehe

    Mais legais ainda eram os textos que sempre falavam de games x casamento, nós que somos casados nos identificamos bastante.

    Excelente texto, e realmente uma plataforma onde pudessemos rodar jogos de pc na TV em um console, seria ótimo.

  2. 2 Bruno Julião 13/04/2012 às 16:10

    O Seiti é o casado com as melhores histórias huahuhauhua Até porque ele arquiteta altos planos infalíveis pra continuar “acumulando compulsivamente” tecnologia HUAHUAHUAHUA
    😀


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 202 outros seguidores

Comentários

Ivan Carlos em Teste
Talvane em Teste
Raphael Aguiar em Teste
Renato Reish em Teste
Leonardo Passos em Teste
Leonardo Passos em Teste
Adriano Gorrasi em Teste
Luciano em Teste
Rodrigo Silveira em Teste
Papaidilda em Teste
ricardo em Logitech Driving Force GT
Ana em Patrulha Estelar (Star Bl…
Vitor em Comando do pessoal do blog no…
Karl Willy klumpp em Comando do pessoal do blog no…
anderson em Logitech Driving Force GT

Twitter – RSeiti

Twitter – Vitor

Twitter – Bruno Juliao


%d blogueiros gostam disto: