Análise 3D – o início

Olá senhores casados que jogam! O objetivo deste post é analisar os jogos e sua opção 3D. Claro que para isso eu vou precisar falar um pouco sobre TVs, modelos para que então possamos chegar ao jogo de fato. Você notará que este post servirá bem como um guia de compras e, principalmente, para fazer um balanço se vale ou não a pena.

Antes de falar sobre os instrumentos, vamos ao 3D em si. Como vocês sabem, enxergamos as coisas com profundidade porque cada olho vê uma imagem diferente da outra. O cérebro processa ambas as imagens e faz a mágica. Temos, hoje, 2 tecnologias no mercado:

  1. Ativo – Conhecido por óculos mais pesados, caros e efeitos mais imersivos.
  2. Passivo – Conhecido por óculos leves, baratos, porém, qualidade inferior, por enquanto.
A explicação foi bem resumida, de forma a não tornar maçante a leitura.

Meus instrumentos de guerra são um Xbox Slim e um Playstation 3. O Xbox é meio que novato para 3D. Recebeu atualização para jogos 3D após o PS3, que devido ao alto investimento da Sony, pulou na frente. A TV que possuo é uma LG 47LEX8. Essa TV possui 3D do tipo Ativo. Conforme for tendo oportunidade, testarei outros aparelhos. Escolhi esse por ser Full LED. Isso significa que todo o painel LCD é coberto por leds, garantindo melhor contraste e sem problemas como diferença de iluminação no centro da tela. Hoje, indico os televisores da Philips, como o modelo 47PFL8606D. O modelo em questão possui DualView (kit vendido separadamente) e 3D passivo (é menos nocivo às vistas e mais confortável). Com o DualView, você pode simplesmente jogar com 2 pessoas e cada uma vê apenas a sua tela! Isso é excelente. Claro que é preciso que o jogo tenha suporte.

A experiência de jogar Gears 3D. O efeito de profundidade na minha TV é mediano. Fica bem visível a perda de qualidade (o console precisa gerar 2 imagens para gerar o efeito 3D). Como sou muito ligado em gráficos, acabo preferindo jogar com o 3D desligado. Até porque rola um cansaço. O jogo em si não me ofereceu nada que enriquecesse a experiência. O 3D nesse jogo foi uma cereja, entendem? O bolo é uma delícia. Fica um pouco mais legal com uma cereja, mas a atração mesmo continua sendo o bolo.

Não querendo me adiantar, mas testei 3D tanto no Xbox quanto no PS3, jogos diferentes, claro. Hoje, o PS3 me surpreendeu mais com os gráficos. Claro que foram apenas 3 jogos no PS3 e 1 no Xbox, mas por exemplo, no meu xbox, o 3D foi por imagem lado-a-lado na horizontal. Com isso, os balões de aviso da dashboard (quando seus amigos logam ou até mesmo quando você o aperta o botão central do controle) ficaram grandes e “cortados”. No menu da Dashboard ficou cortadaço. Já os avisos, ficaram bem maiores e estranhos. Notei  que só apareciam em um dos olhos.

Uma coisa é fato. O 3D veio pra ficar dessa vez. É a tecnologia do momento. Olhando os altos preços, te digo que não vale a pena gastar com uma TV apenas pelo 3D. Pegue-a por querer os demais recursos. Como eu disse antes com relação ao Gears, o 3D é a cereja. O importante é estar satisfeito com o todo. Embora muitos jogos dêem suporte ao 3D, ainda são poucos se compararmos o catálogo dessa geração desde o princípio. As TVs de hoje são boas pedidas quando acompanhadas do adaptador Wi-Fi, acesso à internet, bons apps, muitas entradas HDMI e compatibilidade com formatos de mídia. O modelo que possuo, executa até MKV! Se eu colocar um servidor, ele consegue enxergar uns poucos arquivos para stream. Infelizmente MKV não está entre esses arquivos.

Falei pouco do Gears pois realmente não notei nada que merecesse mais palavras. Na próxima, pra diversificar, vou pegar um jogo de PS3. Provavelmente Killzone 3. Não se acanhe! Se você tem TV 3D, ajude-nos! Compartilhe suas experiências com os títulos do mercado. Seu post será muito bem recebido.

Gostaram? Querem ver mais reviews desse? 🙂

12 Responses to “Análise 3D – o início”


  1. 1 André J. da Silva (@RealASilva) 22/12/2011 às 20:49

    Minhas experiencias com 3d foram poucas, experimentei 2 modelos de tv com 3d ativos, uma Samsung 55 e uma Sony, acho que 55 também, no filme Resident Evil, notei a superioridade da Samsung, na Sony me senti incomodado.
    Nos jogos, experimentei o CoD Black Ops, o efeito é bem notado, principalmente nas armas, mas para jogadores Hardcore não vale a pena, pois existem muitas “distrações” atrapalhando o desempenho. Vale pela diversão. Mesmo efeito senti no Killzone 3, esse um pouco mais intenso, nesse não atrapalha tanto, mas se você joga muito, desligue o 3d.
    No GT5 fica bom, mas sempre com a observação, 3d é somente a cereja do bolo, não compre uma tv 3d e o ps move achando que vai ter uma experiencia de outro mundo, pode se decepcionar.

  2. 2 André J. da Silva (@RealASilva) 22/12/2011 às 20:51

    Lembrei de outra experiencia, acho que a mais divertida, foi jogar Wipeout HD, o fogo que sai da “turbina” vem na sua frente, experiencia bastante imersiva.

  3. 3 vinusdf 22/12/2011 às 20:54

    Muito bom o post! Seria interessante ter mais reviews como esse. Realmente posts assim podem ajudar (e muito) na hora de comprar uma TV 3D. Principalmente em relação aos games. Abraços!

  4. 4 Bruno Julião 22/12/2011 às 21:07

    Move tb foi um periférico que me decepcionou. Por ter poucos jogos de fato…
    😦

  5. 5 Rilkeis Pimenta 22/12/2011 às 21:14

    Eu jogo em 3D no PC, tenho o Kit 3D Vision. Gosto muito da experiencia 3D em jogos de 3º Pessoa, RE5 fica incrível. Em games de Corrida vc praticamente não tem diferença de profundidade, só em relação ao HUD.
    Alguns FPS ficão legais em 3D, como Crysis 2 e Metro 2033, já outros ficão mais difíceis de jogar, o 3D atrapalha a mirar e por fim jogo sem 3D.
    Outro game que me chamou muita atenção foi o Super Street Fighter 4.
    Foi um excelente review!

  6. 6 Gustavo Cocina 23/12/2011 às 00:45

    Assunto muito interessante.

    Tenho alguns jogos em 3D, mas falta a TV ainda. Estou meio que torcendo para que a minha pife e eu “seja obrigado” e descolar outra.

    Quem tiver mais informações e opiniões, por favor, divulguem. com certeza vai ajudar quem estiver planejando a compra de uma TV nova.

    Abraço.

  7. 7 Thiago Silva 23/12/2011 às 17:38

    Muito bom o post. Tenho uma TV 3D da Samsung, de 46” e alguns jogos de PS3 em 3D.
    Existem jogos que ficam bons, outros nem tanto. Discordo do @RealASilva em relação ao GT5, para mim não ficou legal. Gostei muito do efeito no Killzone 3 (que também joguei com o move acoplado a sharpshooter), Black Ops e principalmente no NBA 2k11 e Motorstorm. Uma coisa que tem ficar clara é o seguinte: o tamanho é fundamental. Quanto maior a TV, mais “imersivo” fica o efeito 3D.

    Abraços a todos.

  8. 8 maxwell 29/12/2011 às 10:34

    E quanto aos filmes blu-ray 3d… São dignos de cinema?

  9. 9 Bruno Julião 08/01/2012 às 15:45

    Cara, sei que vou parecer doente, mas eu não tenho nenhum filme em BR, com 3D. Os únicos BRs que tenho, são da quadrilogia do shrek. Os amigo que possuem filmes, dizem que o efeito é bem próximo ao dos cinemas sim. Lembrando que tem muitos padrões diferentes usados pelos cinemas em todo país. Com isso, vc poderá ter experiências iguais, melhores ou até mesmo piores que nos cinemas. Dependendo de qual tecnologia estiver comparando. No geral é similar 😉

  10. 10 Jacapot (Farbem) 09/01/2012 às 21:31

    Pessoal, pelo preço dos produtos em 3D e de algumas experiências não satisfatórias prefiro ficar com meus óculos nativos de quase 5 graus de miopia, para não correr o risco de ficar enjoado e vomitar arco-íris. Vlw!

  11. 11 Bruno Julião 09/01/2012 às 22:16

    É uma experiência legal, mas ainda não é algo revolucionário. Ou seja, gaste sabendo que pode não ser tão legal. Há de ser lembrado também, que algumas pessoas poderão não conseguir ver o 3D. Teste antes em um cinema.


  1. 1 Análise 3D – Mortal Kombat 9 (PS3) « Casado Que Joga Trackback em 19/01/2012 às 17:41

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 202 outros seguidores

Comentários

Ivan Carlos em Teste
Talvane em Teste
Raphael Aguiar em Teste
Renato Reish em Teste
Leonardo Passos em Teste
Leonardo Passos em Teste
Adriano Gorrasi em Teste
Luciano em Teste
Rodrigo Silveira em Teste
Papaidilda em Teste
ricardo em Logitech Driving Force GT
Ana em Patrulha Estelar (Star Bl…
Vitor em Comando do pessoal do blog no…
Karl Willy klumpp em Comando do pessoal do blog no…
anderson em Logitech Driving Force GT

Twitter – RSeiti

Twitter – Bruno Juliao


%d blogueiros gostam disto: