Logitech Driving Force GT

Amigos do Blog,

Conforme prometido, trago minhas impressões sobre o Logitech Driving Force GT (volante especialmente concebido para Gran Turismo 5).

Primeiramente, é preciso trazer à luz um fator que certamente influenciou na minha opção por esse volante. Sou fã da série Gran Turismo desde o saudoso PS2, especialmente por conta da proposta da franquia, qual seja, reproduzir da maneira mais fiel possível a experiência de dirigir. Obviamente, qualquer joystick, por melhor que fosse, jamais me permitiria usufruir de toda essa experiência. Assim, só em restava um caminho: comprar um volante.

Com essa idéia na cabeça me embrenhei na missão de encontrar um volante que se encaixasse nas minhas necessidades. O veredito final foi “Logitech Driving Force GT”. Mas porque?

Sei que o DFGT não é o volante mais sofisticado do mercado, esse lugar é ocupado com méritos pelo Logitech G27. Sei também que entre um e outro há o G25, não tão sofisticado quanto o G27, mas tão bom quanto, e ainda um pouco superior ao DFGT.  Mas e então? Porque o DFGT? Simples. A primeira justificativa encontra-se no fato de ter sido o único volante desenvolvido especialmente para GT5. A segunda justificativa encontra-se em seu custo benefício (paguei R$ 239,00 nele). A terceira justificativa, de ordem pessoal, encontra-se na minha experiência como jogador. Após ter testado tanto o DFGT, quanto o G25, pude perceber que a experiência de ambos in game era praticamente a mesma. Resumindo: eu poderia comprar um volante mais barato, com excelente desempenho e, de quebra, com alguns recursos adicionais que somente ele possui para uso no GT5.

O Driving Force GT tem tudo que um legítimo piloto de sofá precisa: desde seus 900 graus de rotação até seus paddle shifters (câmbio borboleta). De cara, você irá se surpreender com a quantidade de botões colocados no volante. Além Estão lá todos os botões tradicionais do joystick, bem definidos e fáceis de alcançar, passando pela buzina no centro (que se ilumina com o volante ligado e mostra o logo GT), até os comandos de “ajustes em tempo real”.

O câmbio manual seqüencial, de operação bastante suave, é montado permanentemente ao lado direito do volante, o que pode ser um problema para quem quiser mudar de marcha com a mão esquerda. De qualquer forma, não acho essa limitação tão relevante, haja vista que no Brasil, bem como em boa parte do mundo, nós motoristas somos treinados a passar de marcha com a mão direita.

A montagem do volante é bastante simples. As conexões se limitam às seguintes: ligação USB com o PS3, ligação de força, e a ligação entre os pedais e o volante. A fixação também é bem simples. Existem duas braçadeiras de plástico que podem ser rapidamente ajustadas à uma mesa, balcão, ou mesmo à sua taboa de passar roupa (vide o post cockpit).

Achei os pedais um pouco próximos, mas nada que chegue a incomodar. Vale dizer que também não há a possibilidade de invertê-los (diferentemente do G27, por exemplo). De qualquer forma, ambos (acelerador e freio) são bem calibrados em termos de resistência e proporcionam uma experiência confortável (ponto positivo para o realismo do pedal de freio, mais resistente do que o acelerador). A base dos pedais vem calçada com “almofadas” de borracha que proporcionam boa estabilidade na maioria dos pisos (testei em porcelanato, madeira e em um tapete de sisal).

Uma vez ligado o volante se acende, faz giros completos para ambos os lados e retorna ao centro, pronto para o uso. Não há necessidade de qualquer procedimento para que ele seja reconhecido pelo GT5.

Comecei testando o volante com um carro mais fácil de guiar. Minha opção foi o VW Lupo Cup car. Primeiro dei duas voltas em Nurburgring (volta maior) usando o joystick e marquei meu tempo. Na seqüência, ainda no mesmo circuito, dei uma volta com o volante. Apesar do meu estranhamento inicial (afinal, nunca tive o costume de jogar com volantes, apenas algumas poucas experiências) a condução se mostrou tranqüila e bastante intuitiva. Vale lembrar aqui o Lupo é um carro de fácil direção e que não chega a ser um primor de velocidade.

Pouco a pouco, na medida em que me familiarizava com o DFGT, minha segurança foi crescendo. No final de 3 voltas meu tempo com o volante já se igualava ao tempo do joystick. Já na quarta volta consegui baixar meu tempo com o joystick em quase 2 segundos. A coisa tava ficando boa. Antes que alguém me pergunte, ainda não testei os comandos de configuração de suspensão, tração e frenagem durante a corrida. Também é importante ressaltar que os testes foram feitos com as configurações de fábrica.

Em seguida, optei por um carro mais arisco, o Pagani Zonda R. Aqui o bicho pegou. Tive dificuldade de segurá-lo nos trechos mais sinuosos de Nurburgring, especialmente os trechos de alta. Depois de algumas voltas a coisa melhorou. No final de 5 voltas já me sentia mais à vontade, mas o esforço inicial (e a tensão) foi tão grande que no dia seguinte acordei com o trapézio dolorido rsrsrsrs. A experiência foi realmente cansativa (simulação total rsrsrsrs).

O volante impressiona muito e tende a chamar sua atenção nos momentos iniciais. Assim, para um bom desempenho, pare de prestar atenção nas reações do volante e concentre-se na pista. Dessa forma, a imersão fica maior e seu desempenho cresce.

O force feedback do DFGT é muito bom! Forte o suficiente para te fazer sentir o comportamento do carro de maneira bem realista. É realmente impressionante sentir o movimento tangencial do carro em uma curva de alta ou a perda de tração (+trepidação) ao passar sobre uma zebra. Aqui vale o famoso “seguuuura peão!”. Se você vacilar, perde o controle facilmente. O volante te força a conduzir com firmeza e atenção, caso contrário, é muro!

Ponto negativo: achei os botões do câmbio borboleta pequenos, o que pode torná-los um tanto difícil de utilizá-los em certas situações (a exemplo de uma seqüência de curvas de baixa que exigem manobras rápidas).

No mais, devo dizer que estou muito satisfeito. Fisicamente o volante é muito bem construído. Foram utilizados materiais de boa qualidade. A sensação é de robustez e bastante solidez. No que diz respeito ao desempenho, só tenho elogios. O DFGT melhora e muito a experiência de jogar GT5 (jogo realmente cresce demais). Após uma certa antipatia inicial até minha esposa ficou interessada! Conclusão: se um volante é capaz de fazer minha esposa se interessar por GT5, ele só pode ser especial!  Vale cada centavo!

Abraços!

114 Responses to “Logitech Driving Force GT”


  1. 1 Talvane 14/03/2011 às 16:48

    Boa Léo, o meu primeiro passo é convencer a minha esposa.:)

  2. 2 kronemgui 14/03/2011 às 19:35

    Experimenti o DFGT na casa de um amigo uma vez e foi o sulficiente para chegar em casa e comprar a passagem para Foz do Iguaçu. Eu comprei o meu DFGT no paraguai por U$185,00 no começo de fevereiro. Enquanto esperava anciosamente meu GT5, joguei diversos jogos de corrida com ele, e com cada um a resposta é um pouco diferente, sendo os melhores (sem considerar o GT5, óbviu) o GRID e NFS Prostreet. Jogos mais arcade como Split Second e NFS Undercover melhor nem jogar com o volante. NFS Hot Persuit ainda dá para jogar, mas ainda fica aquela sensação de que não é real, mas porque o jogo é arcade, não simulação. Aí é questão do jogo mesmo, não do volante.
    Com o GT5 em mãos, senti o drama de fazer curvas, passar pela zebra a 200km/h, é muito bom mesmo. Talvez seja o mais próximo que eu vou chegar de dirigir um Maserati de 430cv…rsrsrs
    O bom desse volante é que não precisa configurar absolutamente nada. Tudo automático e os botão de configuração in-race, de abs, etc. só serve mesmo para corridas mais longas, e devem ser feitas em retas longas tb, senão você vai comer grama!!!
    Outro ponto que dá para se sentir muito satisfeito são nas corridas de kart e rally. Sente-se a qualidade do volante e o tempo de resposta do carro no volante de uma forma muito real. O volante perde peso se você patina no rally, mas segura e até joga para o outro lado se as rodas travarem numa curva! Fazer força isso é de verdade mesmo!
    Sobre os paddle shifts, percebi que é só uma questão de qual carro você está dirigindo: há carros que são feitos para se passar a marcha na mão e há carros que são feitos para se passar a marcha nos dedos atrás do volante. Isso depende do tipo de carro mesmo: carros de rua, usar a marcha manual; carros de corrida que não precisam dar as 2 voltas e meia para esterçar o voltante, pode usar o cambio tip-tronic.
    Também se você rodar e precisar dar ré com o botão triangulo, tá lascado, porque é quase impossível segurar um botão e desesterçar o volante.
    O maior problema mesmo é a base. Se a base não for boa, então o volante e a base ficam “dançando” no meio da sala. O que eu fiz foi construir uma base de madeira com ventosas embaixo. Depois de um protótipo cheguei a uma solução caseira, bem trambolho mesmo, mas que é firme.
    Bem, é só ver (baixar) o video no GT-TV do Vettel testanto o X2010 (o carro mais rápido do mundo?) da Red Bull e prestar atenção ao que ele está dirigindo: um Driving Force GT!

  3. 3 lelofarias 14/03/2011 às 20:44

    @Kronemgui

    Fala Guilherme!

    Valeu por partilhar sua experiência. Essas impressões são importantes pra quem quer comprar um DFGT. Ainda não testei o volante em uma prova de Rally. Deve ser fantástico mesmo. Vc tem toda razão quando fala da necessidade de uma base firme. Isso ocorre pq o volante é muito forte. Se não for montado em algo estável o bicho fica dançando mesmo.

    Abraço.

  4. 4 Talvane 14/03/2011 às 22:04

    Léo, onde vc conseguiu comprar por esse preço?

  5. 5 lelofarias 14/03/2011 às 22:19

    Rapaz, dei a incrível sorte de um amigo trazer dos EUA meio que de surpresa.
    Eu apenas havia comentado com ele que estava pensando em comprar o volante, mas que não precisava se incomodar. Foi o suficiente pra ele trazer. Super boa vontade!
    Ele comprou em Miami por US$ 145,00 com o dolar a R$ 1,65. Por isso saiu tão barato.

  6. 6 Allan Rodrigo 14/03/2011 às 22:30

    Quem manda não ter amigos Talvane! Fica sem! Igual eu ahuahauhauhau

  7. 7 Rodrigo Silveira 16/03/2011 às 11:15

    Fala pessoal! Conheci hoje o blog e me identifiquei bastante…rs
    Nasci em SP a 34 anos, mas moro em Salvador/BA a mais de 20 anos!Sou casado a um pouco mais de três anos, ainda sem filhos, e jogador compulsivo do GT5. Para se ter uma idéia, comprei a dois meses o GT5 e PES2011 e até agora só joguei o GT5!!!
    Mas vamos ao que interessa: o volante. Comprei o DFGT tem uns 10 dias e não me arrependi. Inaugurei no mesmo dia que chegou. O volante é super real. O grande problema foi que quando a Chefe viu o novo brinquedo. A briga foi tão grande que ainda não tive coragem de jogar com ele novamente…rsrsrs…estou deixando a poeira baixar…
    É isso aí galera! Meu PSN é rcssilveira

    Abraços.

    P.S.: Como faço para jogar o GP com vocês?

  8. 8 RSeiti 16/03/2011 às 11:20

    Eis mais um exemplo de um casado que joga corajoso ! 🙂
    Ainda não marcamos a data do GP, mas já realizamos 2 treinos.
    Se quiser jogar no próximo treino ou no GP, pode adicionar as ids na PSN listados neste post: GP Casado que Joga de GT5

  9. 9 Allan Rodrigo 16/03/2011 às 13:30

    Pelo menos aqui em casa não tenho este problema…
    Minha mulher é jogadora de Games tb! E ja concordou em comprar o Kinect e o DFGT, o problema é que vou ter com arrumar o kinect primeiro pq é mais á dela… ahauhauhauah

  10. 10 lelofarias 16/03/2011 às 19:42

    Fala Rodrigo! Bem vindo ao Blog!

    O Volante é realmente muito bom (vale até encarar uma bronca da esposa. rsrsrsrs).

    Vamos jogar o GP juntos. Já ví que você colocou sua ID na lista.

    Até lá.

    Um abraço!

  11. 11 Talvane 17/03/2011 às 15:33

    Pois é Allan. rsrsrs

    Um colega meu vai pra os EUA em Maio, vou tentar convencer ele a trazer essa caixinha. 🙂

    Falows, abs.

  12. 12 Rodrigo Silveira 17/03/2011 às 15:44

    Ontém criei coragem e tirei novamente DFGT da caixa para jogar…
    Joguei umas 2 horas… aí a chefe chegou e, para minha surpresa, perguntou com um certo desdém se eu ia ensiná-la “a jogar com aquele negócio”… Beleza!!! Agora as portas estão abertas para eu comprar o cockpit… hahahaha

  13. 13 lelofarias 17/03/2011 às 20:21

    Aproveita mesmo Talvane. Vale muito a pena. E se vc pagar barato como eu paguei, aí sim vai ser um negócio da China! Ou dos EUA! KKKKKK

  14. 14 lelofarias 17/03/2011 às 20:23

    Fala Rodrigo!

    Surfa nessa maré de boa vontade! rsrsrs!

    Enquanto não compra um cockpit oficial, aproveita essa dica aqui:

    http://casadoquejoga.com/2011/03/10/cockpit/

    Funciona que é uma beleza! rsrsrsrsrs.

    Um abraço.

  15. 15 PPU 04/04/2011 às 14:44

    Alguém sabe onde posso comprar mais barato?

    Valeu.

  16. 16 PPU 04/04/2011 às 14:45

    Fora nos USA, é claro.

  17. 17 lelofarias 04/04/2011 às 14:52

    Onde você mora?

    Na região da Santa Ifigênia (SP-SP) você deve encontrar os melhores preços.

  18. 18 PPU 04/04/2011 às 14:54

    Sou do DF, cara

    Pode até ser usado. Se souber quem querira vender, eu quero, desde q esteja inteiro.

    Rs.

    Valeu.

    Abs.

  19. 19 lelofarias 04/04/2011 às 15:02

    Cara, somos vizinhos! Eu, vc e o Seiti.

    Já deu uma olhada no Mercado Livre?

    Numa busca rápida encontrei isso aqui:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178315397-volante-logitech-driving-force-gt-novo-_JM

    Produto novo e no DF.

  20. 20 PPU 04/04/2011 às 15:09

    Pô, bem carinho né?

    É o preço da TV 26″ FullHD q quero comprar. Rss.

    Acho q vai ficar p depois.

    Só se alguém for aos USA mesmo.

    Abração.

    Ps: muita gente do DF eim?

  21. 21 lelofarias 04/04/2011 às 16:09

    Pois é!

    Esses volantes mais “TOP” são mais caros mesmo. Barato, só trazendo de fora.

    Compra o que for prioridade. Volante é acessório, é superfluo.

  22. 22 PPU 04/04/2011 às 20:13

    É isso aí, Lelo.

    Vou comprar essa TV. Já tenho uma de 32, mas não é fullHD.

    Essa de 26 achei de promoção no ML, por R$ 600.

    Vou comprar, eu acho.

    Ps: cara, botei meu piloto p correr c seu fórmula GT. Tô ganhando uma grana c ele. Muito bom.

    Rs.

    Abração.

  23. 23 Allan Rodrigo 06/04/2011 às 13:47

    Tô procurando o meu, mas está dificil!
    Valores encontrados em média é de R$580…
    Estou querendo pagar uns R$450 á R$500, oque éra bem comum em janeiro (mês que eu não tinha dinheiro). Enfim se alguem encontar, por favor poste o link pra mim.

  24. 24 lelofarias 06/04/2011 às 14:02

    Vc tem razão Allan!

    Posso estar enganado, mas parece que depois do lançamento do GT5 o preço dos volantes subiu um pouco.

    Abaixo de R$ 500,00 só encontrei no mercado livre, mesmo assim são usados (um na Paraíba e outro no Paraná).

    Se eu descobrir alguma coisa te aviso.

    Abraço!

  25. 25 Allan Rodrigo 06/04/2011 às 14:13

    Blesma, vlw. Aqui em SP na Sta Efigenia, por incrivel que pareça está mais caro!

  26. 26 bruno 06/04/2011 às 15:55

    Allan eu vi um aqui em Portugal mas não sei quanto é custa 109€ só não sei quanto da isso em reais penso que seja 240reais

  27. 27 bruno 06/04/2011 às 16:16

    Allan penso que da isto 248,760

  28. 28 Allan Rodrigo 06/04/2011 às 17:50

    Da isso mesmo, mas no brasil, pagamos impostos de 60% do valor do produto (valor de nota fiscal)+frete, além de 2% de IOF (imposto para compras internacionais).
    Oque leva á R$500 em média, forçando-nos á comprar aqui no brasil mesmo.
    Pra quem viaja muito compensa, pois há uma taxa de $500 isento de impostos, ao desembarcar no brasil….

  29. 29 bruno 06/04/2011 às 17:52

    Assim é difícil comprar eu vou pedir a esposa para oferecer volante para mim no dia do meu aniversario mas a fera não vai gostar muito

  30. 30 PPU 06/04/2011 às 19:01

    Pensei em comprar um MOMO mesmo. Achei de R$ 450,00.

    Apesar de já ter saído de linha, acho q compensa, pois é um Logiteh.

    Abração.

  31. 31 Allan Rodrigo 06/04/2011 às 19:27

    Se não me engano tem apenas 3 botões! e não é possivel configura-los no PS3!
    Momo é pra PC! tb cogitei, mas desisti só por não poder configurar os botões

  32. 32 PPU 06/04/2011 às 21:21

    Putz, agora q vi… só PC mesmo.

    Fala sério.

    Valeu pela dica.

    Acho q vou de GT mesmo.

    Abração.

  33. 33 PPU 06/04/2011 às 21:24

    Mas os driving force q achei estão todos na faixa de R$ 580, sem o frete.

    Achei meio salgado o preço. Tá do preço da TV de 26″ FullHD (achei no ML) q to querendo comprar p colocar no meu quarto.

    Ainda estou pensando.

    Abs.

  34. 35 Allan Rodrigo 07/04/2011 às 11:22

    Sim é este mesmo, mas este nuncio é antigo. e este vendedor esta vendendo atualmente por R$585! Não vende mais á este preço =x

  35. 36 Allan Rodrigo 08/04/2011 às 17:05

    O meu chega hj =D
    O ruim vai ser correr on-line com vcs, sem o costume, devo demorar algum tempo até me adaptar…

  36. 37 lelofarias 08/04/2011 às 17:21

    Legal Allan!

    Mas é como você falou, realmente é necessário um tempo para a adaptação.

  37. 38 PPU 08/04/2011 às 18:19

    Onde vc comprou o seu Allan? E por qto?

    Valeu.

  38. 39 Allan Rodrigo 08/04/2011 às 19:50

    Comprei no ML > http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178846133-driving-force-gt-logitech-pode-retirar-_JM
    Paguei tudo pro motoboy….

    Aew Léo, me tira umas duvidas.
    É senssivel mesmo, ao ponto de quase não conseguir andar em linha reta??
    A luz da buzina fica sempre ligada, ou ela se apaga??

  39. 40 Allan Rodrigo 08/04/2011 às 21:29

    A parada da luz eu ja descobri…
    Cachorro tropicou no fio e desligou a fonte….

  40. 41 Allan Rodrigo 09/04/2011 às 13:10

    Rapa Force no nivel 5 é muito forte, passar em uma zebra, simplesmente parece que vc enfiou o carro no muro!
    Diminuindo pro nivel 2…. =D
    Apesar da minha queda de rendimento, eu recomendo! è muito bom sentir o carro!
    Oque mais me agradou neste volante, e realmente funciona, é a possibilidade de alterar todo o carro durante uma prova.
    Regulagens:
    Controle de tração 1~10
    Freio ABS 1~10
    Controle de Estabilidade On~Off
    Existem mais duas funções (Frente e traseira) com nivel 0~10, eu acredito que seja ”Asa” Isso pode ajudar muito com algumas situações. Mas é claro que em 3 horas não pude desvendar todos os segredos do DFGT, com tempo eu pego o jeito.
    Embora não tenha testado o G25 e o G27, para dizer se é melhor ou pior, Estou disposto á tirar qualquer duvida que alguem tenha em relação ao Volante DFGT
    Eu recomendo!

  41. 42 Sandro 26/04/2011 às 14:27

    Creio que estas regulagens frente-traseira de 0 à 10 deve ser o nível de controle de estabilidade. (oversteer e understeer) para “acalmar” um carro que sai muito de frente ou de traseira

  42. 43 givair 12/05/2011 às 21:21

    Depois de muito procurar e com a explicação do Leo decidi comprar hoje meu DFGT, joguei 2 horas com ele e com certeza (pelo menos pra mim) é como se GT5 fosse outro jogo, claro que ainda estou me acostumando com o volante, mas posso garantir que a experiência é fantástica, ao contrario do Leo achei muito mais fácil pilotar com o cambio borboleta do que o seqüencial.
    Nunca tive volante antes então não sei como são os G27 e G25 mas com certeza DFGT é muitooooo bommmm.

  43. 44 Marcelo Machado 20/05/2011 às 14:37

    Galera, eu recebi um DFGT em garantia de um MOMO e o bichão chega na semana que vem. Se alguém tiver interesse, faço por R$500,00 mais o frete. É zero bala, na caixa.

    É que enquanto esperava acabei comprando um G27 e agora não tenho necessidade de ter os 2 heheh (até pq a patroa tb ta querendo me matar hahahah)

    Se alguem tiver interesse manda mrm_machado arroba yahoo.com.br

  44. 45 Valter 24/05/2011 às 16:49

    Olá pessoal
    Assim como o Givair nunca fui tinha tido um volante e pesquisei em alguns sites antes de comprar… encontrei o G27 e o T500 como os tops, mas não queria gastar tanto no meu primeiro volante, visto que nunca tinha jogado e não sabia se ia me adaptar
    Me adaptei super bem nesse novo volante e já até melhorei meu tempo em apenas uma semana.
    Pesquisei tmb em alguns lugares antes de comprar, como não confio mto no mercado livre, encontrei uma loja chamada Piloto Total aqui em SP e fui direto na loja retirar que tinha pronta entrega.
    Bom galera eh isso
    Eh bora correr sempree =D

  45. 46 João Cesar Colatrello 25/05/2011 às 17:10

    olá pessoal sou novo aqui e neste mundo de game e play3.É o seguinte comprei semana passada o meu volante DF estava em Nova Iorque e paguei lá 149,00 dolares na loja da Sony , para trazer foi até que tranqüilo, queria um g25 ou g27 mas não tinha e como meu espaço era curto peguei este, de inicio fiquei meio chateado mas vendo estes depoimentos fiquei bem feliz. mas agora qual a minha duvida : Em outro blog vi um monte de pessoas dizer que ele só é bom para o GT5 que para jogar grid e F1 não serve , alguem aqui pode confirmar isto . Vou instalar este final de semana e eu não tenho o GT5 que na verdade sou um doente pelo grid principalmente das corridas de turismo.

    Abraço

  46. 47 renato 11/07/2011 às 14:02

    Tenho um DFGT e não me arrependo, logico que gostaria de um GT 27, mas…..
    alguem pode me informar pra que serve aqueles botoes +/- ? mas configuraçoes nao vi nada que pudesse ser configurado nele.

  47. 48 lelofarias 11/07/2011 às 14:42

    Fala Renato!

    Esses botões só funcionam no GT5 (até onde eu sei). São usados para regulagem de freio e suspensão, algo especialmente útil durante provas de longa duração em que as condições climáticas mudam. Procure testá-los durante alguma prova do GT5 e você verá o que estou falando.

    Um abraço!

  48. 49 Rodrigo Carmo 11/07/2011 às 21:39

    Olá pessoal, sou novo no blog, leio bastante mas não escrevi ainda. Tenho GT5 e pretendo ingressar na realidade dos volantes. Vou comprar o DFGT e tenho dúvida de qual suporte comprar. Tenho a impressão que e o tubular de ferro não é tão estável como o de mdf tipo cavalete. Gostaria de umas opniões. Obrigado!

  49. 50 Marcelo Machado 11/07/2011 às 23:28

    Galera que quer MAIS que um joguinho, tem q largar mão do GT5 e partir para o Race ON, rFACTOR – que pra mim é o melhor – ou iRacing – este vc gasta pra caramba. Esses são verdadeiros simuladores. Tem umas 2 semanas até o Massa e o Rubinho correram nesses simuladores. E nesses jogos vc vai ver que até precisa de mais botões. Eu jogo rFACTOR na http://www.proracebr.com e quem quiser vai lá e baixa. Quanto ão volante quem tá começando tem o MOMO que é bom mas tá difícil de achar. Tenho aqui o meu caso alguém quiser pq ele tá guardado, tb tenho um DFGT e um G27. O G27 é show, melhor de todos e o DFGT é muito bom tb, só não tem borboletas pra mudança de marcha mas de resto tb é ótimo. mrm_machado@yahoo.com.br

  50. 51 lelofarias 12/07/2011 às 21:49

    Fala Rodrigo!

    Tenho o suporte tubular e estou satisfeito. Ele é bastante estável. Pra mim um possível problema que pode aparecer no caso dos tubulares é outro, folga nos parafusos.

    Ainda não aconteceu comigo, mas se o sujeito tiver o braço pesado pode ser que ocorram folgas com o tempo. Nada que uma substituição dos parafusos não resolva.

    Até agora tá tudo beleza com o meu.

    Abração!

  51. 52 Rodrigo Carmo 12/07/2011 às 23:37

    Valeu Lelo, quando comprar meu DFGT acho que vou pegar esse tubular mesmo. Até mesmo por questão de espaço ele vai atendeer melhor as minhas necessidades!
    Obrigado pela dica e um forte abraço!

  52. 53 Thiago 18/07/2011 às 13:39

    Lendo os posts ai eu vi uma diferença de preço. Comprei o meu gt na santa efigenia – sp – paguei R$ 500,00 mas depois acabei achando por 480,00 em outra loja só posso dizer que vale cada centavo. To jogando F1 2010 e outros funciona perfeito show de bola.

  53. 54 Alexander 09/08/2011 às 21:45

    Pesquisei muito sobre os volantes, tanto preço quanto qualidade, sem dúvida é o melhor custo beneficio, os outros volantes melhores custam no minimo o dobro, pra mais, e acredito que a diferença nao compense..
    Comprei com mais 2 amigos, entao negociamos cada um por R$450 com frete gratis. Compramos via pagamento digital (recomendo) pois tinhamos receio do cara nao entregar, a loja tinha poucas avaliacoes no citybest e é desconhecida. Praticamente no ultimo dia que iriamos cancelar o pagamento, os volantes chegaram, o preço dele hoje ainda é 450:
    http://www.bopegames.com.br/home/produto/1523/21/ps3-acessorios/driving-force-gt-logitech-ps3.html
    Qualquer coisa negocia lá, fala que seu amigo comprou 3 volantes e que no dia vc nao tinha grana e pede pra tirar pelo menos o frete que é caro devido ao tamanho/peso…
    Ah, um suporte tbm é essencial, eu comprei um relativamente barato pois nao queria gastar mais que R$200 e foi esse o preçoguei que eu pa (olha no ML que tem alguns nessa faixa, olhei agora e o q eu comprei nao tem mais) ele é muito bom, mas nao é perfeito pois nao tem sustentaçao boa igual ao cockpit aguia por exemplo, mas o custo beneficio tbm foi excelente…
    Vale muito a pena o conjunto GT5 + DFGT + suporte! Só que a esposa nao gosta muito e faz questao de nao chegar nem perto…

  54. 55 Alexander 09/08/2011 às 21:46

    Ah, onde escrevi citybest era pra ser Buscapé hehehehe

  55. 56 Anderson Siqueira 23/08/2011 às 11:20

    Leonardo é meu primeiro post aqui no site.
    Queria agradecer primeiramente pelo post, estava pesquisando um modelo de volante para comprar, e devido ao seu site acabei comprando kkk.
    Comprei o modelo G27 mesmo, apesar de seus elogios quanto ao Driving Force, acabei fechando com o G27 devido ao atendimento da Izzy Games, loga onde comprei pois os caras que me atenderam super bem e deram até um desconto bacana.
    Agora esperar chegar, comprei ele hoje, daqui umas duas semanas, espero já estar em um outro nível.
    Valeww.

  56. 57 lelofarias 23/08/2011 às 20:22

    Fala Anderson!

    Show de bola! O G27 é o melhor volante sem dúvida! Não se assuste se no começo você tiver dificuldades com o volante. Eu penei bastante no início. É muito diferente de jogar com o joystick. Contudo, depois que você pega o jeito a coisa fica animal.

    Abração!

  57. 58 Anderson 24/08/2011 às 18:16

    Ele não chegou ainda snif. Mas amanhã sem falta chega é sedex 10, já até estou montando um suporte para ele com um velho rack de som que eu tinha aqui, vai ficar tudo preto. Show de bola!

  58. 59 Hugo 14/10/2011 às 16:09

    Acabei de encomendar o meu e passei aqui para saber a opinião do pessoal pelo que acabei de ler fiquei muito satisfeito, agora é só aguardar o brinquedo chegar !

  59. 60 Allan Rodrigo 14/10/2011 às 17:27

    É incrivel mesmo, vc vai adorar!

  60. 61 Andre Ricardo 17/10/2011 às 12:48

    Ola amigo, estou vendo seu blog pela primeira vez, procurando um DFGT, tambem sou casado e tento aliviar minhas tensões do dia a dia nos video games, na verdade meu gosto é simuladores e a muito tempo estou procurando um DFGT, o que me espantou no seu relato foi o valor que você conseguiu pra adquirir o seu volante, você poderia me indicar onde foi que comprou ? Desde já agradeço e tornei-me fã do blog.

  61. 62 lelofarias 18/10/2011 às 10:41

    Fala André!

    No meu caso dei a sorte de ter um amigo que trouxe dos EUA. Por isso o preço tão baixo.

    Se você tiver alguém que possa trazer, ou se vc mesmo estiver com viagem marcada para os EUA, é a melhor opção.

    Abração!

  62. 63 Fernando 21/10/2011 às 22:26

    Fala pessoal, alguém já usou o DFGT para jogar o F1 2011? Se sim, o que acharam?
    Abraços.

  63. 64 André J. da Silva (@RealASilva) 22/10/2011 às 16:13

    Dica de passatempo do fim de semana: Pegue o X2010 em Daytona, acelere e solte o Driving Force GT, tente apertar o Start, só não vale quebrar o dedo kakakaa

  64. 65 Pereira 06/11/2011 às 14:31

    Pessoal comprei meu Driving Force GT em uma loja da internet PILOTO TOTAL, potei por retirar na loja, e após ler todos esses depoimentos fiquei mais ancioso ainda.

    Tbem vi que todas as mulheres são iguais e pesam na nossa quando jogamos…quando estamos no nosso momento.

    E o melhor de tudo é que vi que não estou só nessa vida de jogador, sou Funcionario Publico do Estado de São Paulo e ja arrastei uns três amigos meu pra esse vicio.

    Depois que eu testar meu DFGT, digo como foi.

  65. 66 Leonardo Garcia 17/11/2011 às 10:32

    Bom dia pessoal, tbm sou fã de GT5 e estou desesperado para comprar o DFGT. Assustei em um comentário acima onde disseram que o DFGT não tem borboleta, é isso mesmo?
    Pelo que o Lelo havia dito, na verdade é que eslas são pequenas, não é isso?

    Ah! Como funciona o GP que vcs falaram e como posso participar?

  66. 67 lelofarias 17/11/2011 às 11:47

    Fala Leo!

    Olha só, o DFGT tem câmbio borboleta sim. Pode ficar tranquilo quanto a isso. O único porém é o tamanho dos botões dedicados a essa função. Achei relativamente pequenos. Nada que comprometa muito o desempenho de um bom piloto rsrsrs. No mais, é só alegria!

    Abraços!

  67. 68 lelofarias 17/11/2011 às 12:01

    Ah, me esqueci de comentar sobre os GPs. Você pode acompanhar a marcação dos dias a horários pelo Blog ou pelo forum (casadoquejoga.info). Quando o próximo GP for divulgado Basta você incluir seu nome como possível participante no post ou tópico. No dia do GP, próximo ao horário do evento, é divulgado (no Blog e no Fórum) o número da sala. Daí é só entrar e jogar.

  68. 69 Alexandre 21/11/2011 às 13:55

    Comprei meu dfgt no amazon.com e recebi no hotel em Miami. paguei $107 mais o frete de uns $20. Antes da minha viagem chegou a estar menos de $100. A caixa não é muito grande, um bom amigo traria. Agora só falta o suporte. O G27 sai por uns 300 e poucos dolares, mas o DFGT já ajuda e muito e vem configurado para o gt5. Só preciso testar no f1.

  69. 70 Pereira 23/11/2011 às 10:37

    Olha ele não tem borboletas, e sim botões grandes o sificientes para trocar a marcha.

  70. 71 Guilherme Silverio 26/11/2011 às 13:04

    Esse volante só pode ser usado no GT5 ? ou posso usar ele como por exemplo no Need For Speed the Run ?

  71. 72 Allan Rodrigo 26/11/2011 às 15:49

    Sim pode ser usado em outros jogos!!!
    No Site da Logitech tem a descrição de quais jogos tem compatibilidade….
    Além de ser compativel com PS3, este volante tb e compativel com PC….

  72. 73 netbeto 28/11/2011 às 15:09

    opa galera…netbeto no pedaço…e agora tb possuidor de um DFGT …iraaaaaaa…finalmente..nao guentava mais jogar no controle…porem meu irmao vai trazer do USA so em janeiro…:-(…mas menos mau , pra quem ja esperou mais de ano..heheh..abx a todos…

  73. 74 Davidson 29/11/2011 às 15:28

    @Fernando
    Estou jogando no F1 2011 PS3 , cara , estou apanhando para configurar o volante nele , pois gosto de mais peso no volante e mesmo colocando tudo no máximo ainda acho a direção leve demais, mas funciona perfeito.
    O Meu jogo chegou ontem então não tive tempo de testar todas as possibilidades, mas é muito divertido jogar com o volante.

  74. 75 Leonardo Garcia 29/11/2011 às 17:27

    Valeu pelo retorno pessoal.
    Ganhei o DFGT da minha esposa de presente de casamento, haha, show de bola, fala verdade???
    Achei fantastico tbm, demorei um pouco pra acostumar, mas depois de algumas corridas on-line com alguns amigos voltei a conquistar algumas vitórias 🙂 …
    Usei o truque do ferro de passar roupas para fixar, rsrs, quebra o galho legal enquanto não compro um cock-pit…
    Tenho outra pergunta… como faço pra diminuir um pouco o peso do volante?

  75. 76 Allan Rodrigo 29/11/2011 às 22:36

    Depende muito do jogo em que vc está jogando!!
    Em GT5 vá em Opções, lá vc encontrará uma ”aba” de configurações de volantes….

  76. 77 Nelson 20/12/2011 às 11:58

    Pessoal bom dia , comprei neste final de semana um Driving force GT acabei instalando numa mesinha que ficou muito desconfortável, na segunda comprei aquele suporte da TOPSIM, ACONSELHO A NÃO COMPRAR FICA BALANÇANDO PRA TODO LADO VEM SEM MANUAL DE INSTALAÇÃO VC TEM QUE FICAR ADIVINHANDO COMO MONTAR ENFIM CONSEGUI FAZE-LO, QUANDO FUI COLOCAR O VOLANTE NESTE SUPORTE E RUIM NÃO TEM UMA BOA BASE DE FIXAÇÃO , E DEPOIS DE FIXA-LO COM APERTO APENAS DAS MÃO A PEÇA DO VOLANTE DEPOIS DE ALGUNS SEGUNDOS ESTRALOU E QUEBROU AQUELA FIXAÇÃO QUE ROSQUEIA DO NADA E AGORA QUE FAÇO ISSO NÃO DEVE SER COBERTO POR UMA GARANTIA GOSTARIA DE SABER SE ACONTECEU ALGO PARECIDO COM ALGUÉM E TEVE ALGUMA SOLUÇÃO ESTAVA TODO EMPOLGADO PARA COMEÇAR A CORRER E FIQUEI FRUSTADO UM VOLANTE TÃO CARO E TÃO FRÁGIL EM SUA FIXAÇÃO ??????

  77. 78 Rafael 29/12/2011 às 08:57

    Como vcs configuraram o volante no GT5? O meu tá tenso de segurar uhauhuhaue ;s

  78. 79 Fernando Berti 08/02/2012 às 16:37

    Bom dia tenho o volante driving force e jogo muito o f1 2011 da codemasters em meu pc . Mas tentei configurar as marchas para o cambio sequencial para outros jogos e não consegui só funcionam e bem as”borboletas”

  79. 80 Carlos Junior 11/03/2012 às 02:47

    Olà,

    Achei ele bem legal,embora ainda não tenho um,estou pensando em comprar um,mas queria saber se,eu posso jogar sem os pedais??? tipo,da pra configurar para acelerar e frear nos botões??? é que é o primeiro volante que irei comprar,mas depois de treinar muito (principalmente com o Grid) eu vou ja pra simulação full,eu numca peguei num carro de verdade.Jogo rfactor vai fazer um ano em abril,e um ano só no teclado enjoa rapidex. Ai pesquisei o preço do g27,esse é muito caro mas todos dizem que é bom mas passa muito do limit’s de preço,e tem o momo.Mas gostei mais desse DFGT. Bom fica ai minha duvida.

  80. 81 NEGAO217 23/03/2012 às 17:36

    Acabei de ganhar um DFGT de aniversario da patroa, vou testar e trago minhas impressões.
    R$469,00 + frete no Mercado Livre com um vendedor de Ponta Porã, levou uma semana exata pra chegar porém veio lacrado td certinho.

  81. 82 NEGAO217 25/03/2012 às 03:29

    Uma palavra resume meu pensamento neste momento sofre o DFGT:surreal!!!!!!!
    Diferente do autor do post que na época que testou pegou um carro mais tranquilo e depois enfadou uma “fera” fui testando ele por no max 5 voltas em diversos circuitos e com diversos carros desde o kart até o Red Bull para tentar sentir a diferença de peso, Force Feedback e etc…a primeira impressão com o Red Bull foi assustadora o bicho tremia e girava de um lado pro outro em Indianapolis mesmo nas retas e resolvi ir em ordem crescente de potências após testar inúmeros carros peguei um que muitos vão achar sem graça mas eu como entusiasta da marca e por enquanto incapacitado de comprar um no mundo real peguei a BMW320i Touring Car 03.
    Escolhi o Circuito de La Sarthe e fui tentar a sorte…coloquei variação de hora e não de clima pois ainda estava me adaptando e não queria ficar trocando de pneu deixo o teste da pista molhada para uma próxima foram 10 voltas com os seguintes tempos:

    Pior volta 5:09.041 – 1ª volta
    Melhor volta – 4:52.293 -9ª volta

    Considerei um bom resultado mesmo sem me recordar de quanto fazia no controle, são 17 segundos se fosse no mundo real eu diria que o Rubinho correu a primeira e o Senna a penúltima…enfim nunca testei os outros volantes do mercado mas como ja foi bem dito aqui no blog no custo beneficio esse volante me atendeu perfeitamente com um grau de realismo impressionante.

    E outro detalhe isso tudo sem um cockpit, os”treinos iniciais” foram feitos com o auxilio da tábua de passar e a “corrida” com ele fixado numa daquelas bancadas de teclado que não era um primor de estabilidade mesmo com um peso de ” lastro”

    Já encomendi o cockpit e estou esperando a boa vontade dos Correios pois esta a uma semana postado e nada de chegar.

    Bem..espero ter ajudado a galera e dentre em breve estarei jogando nas corridas on como meu novo brinquedo vamos ver como será encarar as feras do CQJ.

  82. 83 NEGAO217 25/03/2012 às 03:31

    Carlos Jr da pra configurar ele sim nesse esquema menu opções/configuracoesdevolante

  83. 84 Ricardo Knak 24/06/2012 às 11:14

    Ele é compativel com os jogos Formula 1 2011…e o futuro f1 2012 da Codemasters?

  84. 85 Allan Rodrigo 24/06/2012 às 19:06

    @Ricardo Knak
    Sim é compativel sim, não tive problemas, apenas presisei configurar os botões de cameras/DRS/CARS…. Enfim nda complicado…

  85. 86 Rodrigo Silveira 25/06/2012 às 11:41

    Pra mim também foi tranquilo… tá funfando que é uma beleza!!!

    rcssilveira

  86. 87 Thiago souza 09/07/2012 às 13:29

    Olá Leo… Estou muito afim de comprar esse Volante, mas estou com um pouco de medo de não ficar satisfeito.. tenho visto em alguns site achei o Logitech Driving Force GT e do G27 . por uma preço caro pelo q vi vc pagou um preço muito bom. DFGT por R$599,00 e G27 R$799,00.
    ai fica 2 perguntas: posso comprar sem medo o DFGT?
    : onde vc comprou ? … ^^

    abraços.. se poder me mandar um e-mail sensuy_sp@hotmail.com

  87. 88 Burn Steel 11/07/2012 às 11:08

    Olá pessoal estou interressado em comprar tbm o DFGT só que é pra jogar need for speed the run e motorstorm apocalypse e split second será que fica legal? são arcades mas queria saber se fica legal com esse volante ? encontrei por 380 reais

  88. 89 Allan Rodrigo 11/07/2012 às 13:23

    Cara, testei no split (demo) e achei um lixo!! Ja no need hp foi menos pior (é estranho mas dá pra acostumar), deve ser bem parecido com o need the run… Não testei no motorstorm! até pq como vou dar um 360° no ar jogando com volante?
    Em relação a preço, ja faz 1 ano e meio que eu comprei o meu e saiu por R$560…. Não sei o preço atual, mas em relação ao que eu paguei acho um bom preço!

  89. 90 Thiago souza 12/07/2012 às 00:08

    Vou comprar o DFGT so e pra jogar no PC jogos como Need Shift 1 2 , Undercover, Pro Street, Hot Pursuit 2010, Grid, Dirt3.. fica legal?.. porque sempre vejo os comentários do pessoal falando do Gran5.

  90. 91 Allan Rodrigo 12/07/2012 às 11:33

    Sim fica muito bom tb!
    Joguei dirt no PC e curti….

  91. 92 Anderson 06/09/2012 às 22:35

    boa noite galera alguem sabe de um suporte para este volante.
    Pois a muie já ta brava por esta usando a tauba de passar roupa.

  92. 93 Orizon JR 10/09/2012 às 16:44

    Grande Leonardo. Gostaria de agradecer pela ajuda do seu post. Eu concluí uma empreitada – PS3+GT5+G27+Playseat. Nas minha pesquisas sobre o volante e seu comentário foi muito importante. Acabei comprando o G27. Encontrei um DFGT no ML e conversei com o proprietário. Cara muito bacana por sinal. Ele passou a jogar iracing e o DFGT não estava atendendo bem. Estava se perdendo nas freadas e acabou comprando um G27. Segundo ele, bem superior, nos pedais; o FF de ambos é equivalente, apesar do G27 ser um pouco mais forte No final ele me disse que se eu tivesse condições, comprasse logo um G27 e foi o que fiz. O DFGT – seminovo – por 350,00. Acabei comprando um G27 zero por 700,00. Fiquei muitíssimo satisfeito. No entanto, nas minhas pesquisas concluí que o DFGT é um belo volante também. Mais uma vez parabéns pela precisão e detalhamento do seu comentário. Forte Abraço – OrzFull (nick PS3).

  93. 94 Orizon JR - OrzFull 10/09/2012 às 20:29

    Anderson essa é pra vc. Cópia de um post meu no CivicClub:

    Camaradas

    Passado um fds na pista: PS3+GT5+G27+Playseat, creio que estou em condições de emitir um comentário.

    Se vc tem espaço, pode ir sem medo. O trambolho cockpit e volante não é pra ser montado e desmontado a todo instante. É um verdadeiro móvel!!

    Depois de um ano no controle, ir para o volante muda o jogo completamente. Meus tempos caíram e sou menos competitivo nas corridas online. No entanto o prazer de guiar supera isso em muito.

    Já li na net que existe uma transição e qdo o caboko pega o jeito com o volante os tempo começam a melhorar. Já estou chegando nessa fase…

    Por isso, se vc está ná dúvida, tem espaço e coragem $$$ para o investimento, recomendo. Pra quem gosta de carro é um brinquedo e tanto e a única oportunidade de guiar carrões com mais realismo. O volante tem um Force Feedback muito forte. Não posso comparar com outros pois nunca tive um antes, mas me atendeu plenamente.

    Paguei 700,00 no volante. Achei um vendedor do DF no ML e googando, achei o tel do bacana. O negócio foi sem problemas.

    O cockpit – playseat – comprei – numa loja de games no Parkshopping, pelo mesmo preço da internet (Americanas e Saraiva) – 1260,00 em 6x. Veio junto o apoio para o câmbio que é vendido separado do cockpit.

    Resumo – 1260,00 (6x) + 700,00 (ca$h) = 1960,00. Barato não é, mas fiquei satisfeito com o investimento.

    Recomendo a leitura:
    http://www.playseat.com/pt/analise-volante-logitech-g27

    Tem um fabrivante nacional com modelo similar e outros mais compactos pra quem não tem tanto espaço. Parece ser muito bom também.

    http://www.cockpitextremeracing.com.br/

    Forte GT5Abraço

  94. 95 Anderson 10/09/2012 às 21:06

    Então orizon,eu peguei um mais simples o drive force gt da logitech tambem,
    ainda estou me adaptando pois é muito diferente do controle. Estou atraz de um suporte simples desmontavel pois meu ap é pequeno.muito bonito este seu mas ta fora do meu orçamento.agradeço pela dica.

  95. 96 OrzFull 10/09/2012 às 21:21

    Grande Anderson. Sempre tem um conjunto volante + cockpit que cabe no bolso. O T500 rs + playseat red bull, por exemplo, passa fácil dos 7500,00.

    No seu caso, achei esse bem interessante, pois vc pode escolher o modelo próprio para o DFGT. Além disso, volante mais cockpit custarão na casa dos 800,00.

    Não tenho nada com o fabricante, mesmo porque o meu é playseat, um concorrente. Só estou querendo ajudar, pois passei por isso quando decidi ter o meu conjunto. Esse EXR GT com o DFGT me pareceu bem bacana e com um bom custo/benefício.Dá uma olhada:

    http://www.loja.cockpitextremeracing.com.br/ecommerce_site/produto_16923_7107_EXR-S-GT-PRETO-Suporte-para-volantes-simuladores-de-corridas-virtuais

    Forte Abraço

  96. 97 Marcelo 10/09/2012 às 23:04

    Pra quem busca simulação o iracing é imbatível. Uso PC com G27 + cockpit Stock EXM. O FFB tb é muito superior ao GT. Pra quem não quer gastar tanto com o jogo tb da pra ir de rfactor2. Bom, só opinião mesmo, porque curto a resposta mais parecida com o realidade do que andar igual aquele brinquedo bate-bate. E nisso os simuladores no PC são muito superiores – sem falar das corridas on line com transmissão e tudo.

  97. 98 ulysses65 10/10/2012 às 23:09

    opa blz allan parabens pelo volante , tb comprei um dfgt ah pouco tempo e estou com umas duvidas , quando jogo no gt5 no inicio da corrida antes de iniciar o volante fica livre e normal ae quando começa ele aciona o force feedback e normal isso? e tb uso no 5 e acho leve e assim mesmo obs: comprei tem 2 semanas novo..desde já agradeço.e bons jogos!!!

  98. 99 Allan Rodrigo 11/10/2012 às 01:06

    ulysses65,
    Faz muito tempo que new ligo meu volante. Enfim, não me lembro ao certo se ele fica ”LIVRE”… Acho que ele ele ganha força ao entrar na corrida, mas antes do ”sinal verde”.
    É melhor alguem que esteja jogando ultimamente com DFGT esclarecer.
    Se não aparecer ninguem responder a esta duvida eu tento montar meu volante neste feriado… Só não dou certeza que ligarei o volante, pois estou com pouquissimo tempo ultimamente, por conta da chegada da cegonha aqui em casa.
    Tá chegando a hora do parto da minha mulher, então posso não estar disponivel pra jogos nos próximos meses!

  99. 100 anderson 11/10/2012 às 09:50

    bom dia cara se eu falar que eu joguei ontem com o mesmo mas nem me liguei nesta situação mas hoje a noite ligo e posto aqui.
    “dicas de cokipit.” como posta fotos do meu aqui totalmente caseiro de pvc.
    muito bom.

  100. 101 anderson 15/10/2012 às 21:27

    fiz o teste ele não fica totalmente solto tem uma certa resistencia sim antes da corrida iniciar .

  101. 102 ulysses65 25/10/2012 às 20:09

    opa vlw anderson pelo teste aqui tb ficou compravado oq vc disse só tem resistencia mesmo antes da corrida. gostaria de resolver mais uma duvida? meu volante quando está desligado ae giro ele sinto que tem uma leve folguinha e normal ? ou e do motor dele? desde já agradeço a vcs e bons jogos!!!

  102. 103 anderson 27/10/2012 às 14:05

    Então ulysses65, no meu não tem esta folga pelo contrario é bem justinho então creio que não seja normal.

  103. 104 Marcos 03/11/2012 às 21:49

    E ai , eu queria saber se da pra jogar gt4 no play 2 com esse volanteDFGT,pois to pensando em comprar um; ja vi que o bicho é bom mesmo; ps: no controle eu mando bem, quero ver como me saio nele. Valeu , abraço.

  104. 105 ulysses65 06/11/2012 às 22:10

    Olá marcos blz cara ,Bem eu não possuo o play2 mais sei que e compatível tb acho que deve ser muito bom no gt4 tb digo pra vc que o volante e show vc vai se supreender valhe muito a pena abraço e paz!!!

  105. 106 anderson 08/11/2012 às 09:38

    Bom dia marcos, com certeza é compativel com o mesmo.

  106. 107 Jefferson 10/06/2013 às 18:02

    Alguém já jogou ou joga o F1 2012 com ele? É bom?

  107. 108 Alexandre Prazeres 14/08/2013 às 09:25

    Algum possui um DFGT danificado, afim de vender ?
    Tenho um mas quebrei uma engrenagem interna essencial para o funcionamento :/, eu quero um que ainda consiga pelo girar o volante, mesmo que esteja queimado, tudo que me interessa é a engrenagem…
    http://www.youtube.com/PrazereS11
    tem uns videos jogando com ele ai

  108. 109 renato 21/10/2013 às 16:38

    manda fazer a engrenagem em uma torneadora…..

  109. 110 Caroline Barthe 03/09/2014 às 12:13

    Olá. Estou querendo comprar um volante para o meu marido. Ele ama o GT6 e gostaria de saber se esse volante se encaixa, já que você comentou somente do GT5.
    Estou bastante confusa de qual comprar, apesar de ter dado uma olhada no site do GT e ver quais são compatíveis, mas também não tenho verba o suficiente para pagar um TOP.

  110. 111 renato 09/10/2014 às 15:26

    se for usar em ps3 pode comprar sem medo, ele e muito bom, já usei também no GT6, para o PS4 não testei e não sei se funciona

  111. 112 anderson 10/10/2014 às 09:20

    Então caroline bom dia, é como o renato disse, se for para ps3 é muito bom, pelo custo beneficio.
    Mas se futuramente ele pensa em um ps4 o mesmo não funciona pois a sony agora tem como esse tipo de acessório a Thunder master que já é um valor considerável.
    Eu tenho ester dfgt a 3 anos não tenho do que reclamar. muito bom mesmo.
    Ele é tão bom que no gt5 da para regula altura, freio, tração etc, no meio de uma corrida.desculpa o jorrnal..

  112. 113 anderson 10/10/2014 às 09:24

    Ops.. no gt6 também é muito bom, vc vai deixar seu esposo muito feliz feito uma criança.rsrsrs

  113. 114 ricardo 09/05/2015 às 01:13

    Boa review Anderson, estamos em 2015 e eu ainda adorando este DFGT, a veu ver não preciso nada do G27


Deixe um comentário

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 203 outros seguidores

Comentários

Ivan Carlos em Teste
Talvane em Teste
Raphael Aguiar em Teste
Renato Reish em Teste
Leonardo Passos em Teste
Leonardo Passos em Teste
Adriano Gorrasi em Teste
Luciano em Teste
Rodrigo Silveira em Teste
Papaidilda em Teste
ricardo em Logitech Driving Force GT
Ana em Patrulha Estelar (Star Bl…
Vitor em Comando do pessoal do blog no…
Karl Willy klumpp em Comando do pessoal do blog no…
anderson em Logitech Driving Force GT

Twitter – RSeiti

Twitter – Vitor

Twitter – Bruno Juliao


