Falta de esportiva nos jogos on-line (ou aprender a perder faz parte do jogo).

Sempre pensei, e continuo pensando, que tiramos preciosas lições das derrotas, do reconhecimento de nossas falhas, da análise dos nossos tropeços, etc.
Aparentemente essa não é a tônica de alguns jogos on-line.
Em posts anteriores já me declarei fã de jogos de futebol virtual, leia-se FIFA e PES.
Assim sendo, é com bastante frequência que entro na rede (PSN) para disputar partidas amistosas com jogadores de todas as partes do mundo.
Para quem não sabe, ao final de cada uma dessas partidas os jogadores recebem uma determinada pontuação, tudo conforme seu desempenho “em campo”.
Mesmo na derrota os jogadores são pontuados. E qual a importância disso, afinal?
A quantidade de pontos possuídos determina a posição dos jogadores em um ranking, que por sua vez é o principal critério para a combinação das partidas. Em outras palavras, o sistema sempre busca o emparelhamento de jogadores de níveis equivalentes, ou pelo menos próximos.
Obviamente, se você for um bom jogador, gradualmente subirá no ranking até que passe a jogar com jogadores dos melhores níveis.
Até aí tudo bem, não fosse a falta de esportiva de alguns jogadores, ou como alguns podem preferir, covardia mesmo. Explico:
Vamos tomar como exemplo o jogo FIFA 10.
Se durante uma partida um dos jogadores decidir abandoná-la (quit), o jogador adversário é declarado vencedor e recebe os pontos devidos em razão do famoso W.O.
Contudo, o mesmo não acontece se durante a partida a conexão de um dos jogadores com a rede for “perdida”. É isso mesmo, “perdida” entre aspas, porque o que acontece na realidade é que os maus perdedores se desconectam para não serem oficialmente derrotados. Simplesmente não aguentam a derrota.
Não sou nenhum craque do futebol virtual, mas tenho cá minhas habilidades. Ainda assim, confesso que estou ficando cada vez menos interessado em disputar partidas on-line.
O número de jogadores que se vale desse artifício ardiloso está ficando absolutamente ridículo! Tem gente que não aguenta tomar 1 (um) gol e, “de repente”, a conexão “cai”. Isso sem contar aqueles que jogam com você até os acréscimos, mesmo perdendo, e quando você acha que tudo vai terminar bem, que trata-se de um bom jogador, mais uma vez vem mensagem de que a conexão “foi perdida”.
Eu sei que se trata apenas de um jogo, e o propósito é exclusivamente a diversão. De qualquer forma, não posso deixar de fazer algumas reflexões:
Se quem faz isso for uma criança, um pré-adolescente, ou um adolescente, está na hora (ou já passou da hora) dos pais mostrarem a eles que a vida, assim como os jogos, é feita de vitórias e derrotas, e que independentemente do resultado, o importante é o bom proveito que se faz das lições que ambas situações podem trazer.
Agora, se quem faz isso for um adulto barbado, só tenho uma coisa a dizer: toma vergonha na cara e vê se aprende a perder!
Desculpem o desabafo, mas a situação é realmente ridícula. No último final de semana, de 6 (seis) partidas disputadas só consegui terminar 1 (uma).
Sinceramente, acho que isso não deixa de ser uma espécie de CHEAT. E como já publicamos aqui, somos todos contra esse tipo de prática.
É meus amigos, a boa e velha esportiva é artigo em falta até no mundo dos video games.
Abraços!

17 Responses to “Falta de esportiva nos jogos on-line (ou aprender a perder faz parte do jogo).”


  1. 1 Shin 18/10/2010 às 22:50

    Isso é uma praga nas partidas de FIFA!

    Eu acho que a EA deveria alterar para que, caso a conexão caia, outra coisa aconteça. Ou os pontos sejam divididos ou aquele que ficou online decide se recebe os pontos de WO ou não, enfim.

    Oq não pode é que joga corretamente e lealmente ser prejudicado.

  2. 2 lelofarias 19/10/2010 às 07:30

    Pois é Shin! É uma praga mesmo! O problema é que é muito difícil pra EA criar um sistema que permita saber se houve uma queda acidental da rede ou se foi algo proposital.

    Talvez a sua idéia seja uma boa. Eu a complementaria com o seguinte: criar um histórico do número de “desconexões do jogador”, em que circunstâncias essas “quedas” da rede aconteceram (perdendo, empatando, ou ganhando o jogo?), quantas partidas foram jogadas até o fim, quantas forma interrompidas inesperadamente, etc.

    Assim, no momento em que houvesse a suposta “desconexão” o jogador adversário teria acesso aos dados desse histórico e poderia decidir com um mínimo de justiça se concederia ou não parte dos pontos ao adversário.

    Acho que seria mais justo.

    Um abraço!

  3. 3 Jcaca 19/10/2010 às 10:21

    É por isso q odeio jogar on-line. vou tentar no dcuniverseonline se começar a graça, paro mais uma vez.

  4. 4 lelofarias 19/10/2010 às 10:55

    Então Jcaca, fico tão chateado com isso que cheguei a mandar um e-mail pra Matriz da EA nos EUA. Vamos ver se eles tomam alguma providência. Mandei até sugestões. Não sei se vai dar em alguma coisa, mas pelo menos fiz minha parte.

  5. 5 Vitor 22/10/2010 às 14:56

    Lidar com seres humanos é sempre um problema. Já recebi mensagem de voz de um pirralho americano, na Live, me xingando porque eu tinha morrido mais que matado no Halo 3.
    Ensinei boas maneiras a ele e o guri me pediu desculpa..coitado, fiquei com pena depois.
    No Modern Warfare 2 também, povo reclama demais. Tem que jogar como eles querem. Não pode usar granadeira, RPG, não pode matar pelas costas, não pode matar enquanto recarregam, não pode derrubar o killstreak deles, e por aí vai.
    É complicado. Não tem solução. O negócio é não esquentar a cabeça.

  6. 6 helton davila 11/07/2011 às 10:15

    muito bom seu resumo desse problema do jogo online, mas eu queria saber como é possivel desligar a partida sem perder ?como desconectar sem ser wo? um abs

  7. 7 lelofarias 11/07/2011 às 10:33

    Fala Helton!

    Cara, não sei se é possível desistir da partida sem ser penalizado. Particularmente, desconheço um modo de fazê-lo sem punição. É justamente por isso que o pessoal corta a conexão. Se houvesse outra maneira, acho que não fariam isso. Eu, pessoalmente, prefiro levar um W.O. a me acovardar e desligar a conexão.

    Um abraço!

  8. 8 João Farias Costa 29/02/2012 às 10:10

    Concordo plenamente é uma total falta de carater e absoluta falta de esportividade alem de tudo isso esta contaminando pessoas que antes jogovam lealmente pois tenho amigos que estao a pesquizar como derrubar a conexão sem perder, pensem comigo sou fam de pes11 e batalhei pak pra ter um bom time e ganhar pessoas de divisoes superiores e quanto estou ganhando o kra derruba @#$%& temos que parar com essa pouca vergonha se no jogo querem roubar de cara limpa va jogar gta e infrigir a lei po …. desculpem por tudo mas e complicado expressar o que sente quando esta numa final ganhando de 3a0 com uma conexão boa e no final ele se interrompida e vc ser declarado perdedor aqi fik meu desabafooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

  9. 9 Roberio buzatto 03/04/2012 às 23:33

    Puts…to sofrendo com varios da primeira divisão do PS2012, os caras tão perdendo ai colocam e pausa…ai nao sei porque depois que o tempo de 120 segundoas acaba….a conexão cai dizendo que a conexão foi perdida por sircunstancias não previstas….alguem sabe como inpedir?

  10. 10 marcio 14/07/2012 às 15:22

    No pes2011 é a mesma coisa, um bando de mal perdedor. Pior a konami que não faz nada para tirar esses covardes!

  11. 11 Pedrwed 06/08/2012 às 22:26

    Tá acontecendo a mesma coisa comigo!
    Não gosto dessa prática, e nunca vou usa-lá com ninguém, nem mesmo com quem faz isso comigo, meu lema é “Eu nunca desisto” vou até o final mesmos perdendo de 5 á 0!
    Vou continua jogando quero ser uns dos melhores, sei que vai demora muito com tantos covardes nesse mundo!
    Mas vou derrota todos só pra ter o prazer de fazer com quem eles percam tempo!
    Não vou entrega meus pontos nem a Pal!
    É bom saber que ainda tem gente honesta!
    Imagina essas pessoas na vida real…
    prefiro nem imagina!
    Espero jogar com vocês num futuro, se num é que a gente já jogou!

  12. 12 marcelo 10/09/2012 às 01:21

    Meu tem muito fdp … Num agüento mais já quebrei uns 3controles de raiva sério temos que fazer alguma coisa pra que a konami time providencia

  13. 13 XREIS09 14/09/2012 às 16:37

    O problema é que caímos de divisão por causa destes caras! de dez jogos perdi 4 assime e empatei outro!!! Mas não há o que fazer!!!

  14. 14 rui 23/09/2012 às 11:53

    Acabei de jogar 2 e estava ganhando e desligaram e não perderam os pontos. Esse tal de acidburn, que é D1 e tem quase 700 pts, jogano c a argentina estava perdendo do la coruna 4×1 e desligou aos 79 min. Safado!!!!!!

  15. 15 rui 16/10/2012 às 22:20

    ACIDBURN COVARDE DEMAIS. SÓ PERDE, MAS ANTES DE TERMINAR DESCONECTA E NÃO PERDE OS PONTOS. O ESPERTALHÃO OTÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111 /MAIS UMA VEZ

  16. 16 Felipe 11/11/2012 às 07:09

    Alguém já viu o cara derrubar antes do jogo começar? Explicando, estou da D2 do PES 2012 e como não tem muitos jogadores frequentemente chego as fases finais e tem um tal de edygarcia1, que o desonesto safado, quando a partida na fase final vai começar o jogo sequer começa por problemas na conexão, porém eu fico pelo caminho e ele avança. O cara deve fazer isso com todos pois em um só dia ele ganhou 4 titulos. Esse fato aconteceu mais de uma vez com o mesmo sujeito.Isso é revoltante…

  17. 17 joel reis de almeida 06/01/2013 às 11:09

    tem que haver um meio de neutralizar estes perdedores que gostam de derrubar a conexao dos outros para serem favorecidos mesmo na derrota. isso e um absurdo! nao sabem perder! uma coisa eles nao,podem derrubar,o peso da conciencia…a derrota esta la! sao fraudadores e nao passam de uma farca!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 202 outros seguidores

Comentários

Ivan Carlos em Teste
Talvane em Teste
Raphael Aguiar em Teste
Renato Reish em Teste
Leonardo Passos em Teste
Leonardo Passos em Teste
Adriano Gorrasi em Teste
Luciano em Teste
Rodrigo Silveira em Teste
Papaidilda em Teste
ricardo em Logitech Driving Force GT
Ana em Patrulha Estelar (Star Bl…
Vitor em Comando do pessoal do blog no…
Karl Willy klumpp em Comando do pessoal do blog no…
anderson em Logitech Driving Force GT

Twitter – RSeiti

Twitter – Bruno Juliao


%d blogueiros gostam disto: